Português, perguntado por birinbinha04, 4 meses atrás

A roupa que você escolhe também transforma a sociedade



Todos os dias nos alimentamos, vestimos, dormimos. A roupa que usamos nos protege e também comunica quem somos, a quais grupos pertencemos, o que valorizamos. E você já parou para pensar de onde suas roupas vieram?? De quais materiais elas foram feitas? Como e por quem foram produzidas?



O homem vem trançando fios e linhas há milhares de anos, de modo manual ou mecanizado. Os primeiros tecidos foram feitos a partir de um tear manual, trançando fios no sentido transversal uns aos outros. Até o século 18, os tecidos eram produzidos manualmente ou em máquinas simples. Com o passar do tempo, esse processo foi sendo mecanizado, abrindo espaço para as grandes tecelagens.



Assim como os tecidos, várias técnicas e produtos passaram a ser produzidos em larga escala de modo industrial. Os saberes manuais e tradicionais foram adaptados, transformados ou até extinguidos através da mecanização dos seus processos. De um lado, a industrialização trouxe mais agilidade, alcance e qualidade de vida; do outro, promoveu o enfraquecimento de manifestações culturais e a lógica do tempo curto. [...]



Já ouviu falar da renda de bilro? É uma técnica tradicional usada no vestuário e na decoração. Uma flor em renda de bilro pode levar em torno de 6 horas para ser feita. Já para uma flor de renda, a máquina deve levar alguns poucos minutos. [...]



A mecanização deveria estar a favor do trabalhador, do artesão, do agricultor, potencializando os processos produtivos para que sejam mais saudáveis para quem está na ponta. Mas, na prática, a mecanização só otimiza tempo, custos e lucro para as grandes empresas. Uma moda rápida e barata é o reflexo disso e estimula cotidianamente a extinção desses grupos e dos saberes ancestrais que eles carregam. [...]



Assim, temos um desafio coletivo para manter vivas nossas manifestações culturais tradicionais, exigindo esforços de todos os lados da cadeia de produção.



E para todos nós, consumidores: é necessário buscarmos saber mais sobre as peças que compramos, apreciarmos o trabalho feito à mão em detrimento ao feito a máquina e valorizarmos os artesãos que as produzem através de um pagamento justo. [...]



A peça feita à mão é uma oportunidade de vestir-se com algo que carrega uma história.



Nesse texto, no trecho “A mecanização deveria estar a favor do trabalhador...” (5º parágrafo), a forma verbal destacada foi usada para:

a) apontar uma ação que poderia ocorrer no futuro.
b) demonstrar uma ação não finalizada.
c) evidenciar uma ação em andamento.
d) indicar uma ação concluída no passado.
e) mostrar uma ação realizada no momento da fala.

Soluções para a tarefa

Respondido por danielaraujuu
4

Alternativa A

O verbo em destaque, "deveria", é conjugado no futuro do pretérito e no indicativo, que por suas características, se encaixa na alternativa A.


camimachado907: não sei não heim
Respondido por martinkoliveira
0

No trecho “A mecanização deveria estar a favor do trabalhador...”, a forma verbal destacada foi usada para apontar uma ação que poderia ocorrer no futuro. Por isso, a alternativa correta é a letra A.

Futuro do pretérito do indicativo

Esse tempo verbal é responsável por expressar incerteza, surpresa, indignação, etc. Há a referência de algo que poderia ter acontecido depois de uma situação que já aconteceu. Pode haver também a indicação uma coisa que é consequência de outra.

Ao utilizar o verbo "deveria", o autor quer passar a ideia de que a ação poderia acontecer no futuro, já que ela não é definitiva, mas apenas uma situação de incerteza, que ainda pode mudar depois do momento em que se fala.

Veja mais sobre o modo indicativo:

https://brainly.com.br/tarefa/20719041

Anexos:
Perguntas interessantes