Português, perguntado por eumarcoant15, 1 ano atrás

A roupa é uma barreira que separa nosso corpo do ambiente (Ferreira et al., 2014), suportando variações de umidade e temperatura durante todo o dia. Essas variações podem criar sobre a superfície do tecido, ou sobre o nosso corpo, um ambiente favorável à proliferação de fungos e bactérias (Perera et al., 2013). As fibras que constituem o tecido, sejam elas naturais ou sintéticas, podem favorecer a proliferação de micro-organismos que podem causar danos tanto à nossa saúde, como às nossas roupas. No caso das fibras naturais, que são hidrofílicas, elas podem criar um ambiente favorável para o alojamento de micro-organismos. Isso ocorre porque a umidade proveniente do ambiente ou do suor fica retida no tecido. Portanto, a presença de bactérias e fungos pode gerar mau odor, manchas e até mesmo podridão nos tecidos. Em contrapartida, as fibras sintéticas, na sua grande maioria, são hidrofóbicas e sua taxa de troca de vapor de água é muito baixa. Dessa forma, elas favorecem a permanência do suor no corpo e facilitam a propagação dos micro-organismos pela pele. As meias e as roupas íntimas feitas com esses materiais criam, na pele de quem as usa, um ambiente favorável para micoses, por exemplo (Perera et al., 2013). Nesse contexto, tornou-se necessário o desenvolvimento de tecidos que fossem capazes de eliminar ou de impedir o desenvolvimento e a reprodução de micro-organismos (Gao e Cranston, 2008).



Disponível em: .
Acesso em: 08 abr. 2017.



Com base nas informações do texto, podemos afirmar que


(A)
tecidos naturais têm afinidade com a água, que é um meio propício para a proliferação de bactérias. As bactérias podem causar mau cheiro, que é bloqueado com o uso de antitranspirantes, os quais diminuem a transpiração, evitando proliferação de bactérias.


(B)
tecidos naturais são apolares e permitem a proliferação de bactérias, já que absorvem todo o suor da transpiração.


(C)
tecidos sintéticos são hidrofóbicos, portanto, absorvem a umidade gerada pela transpiração.


(D)
tecidos sintéticos são polares, pois não têm afinidade com a água.


(E)
a proliferação de bactérias pelos tecidos naturais se dá pela baixa absorção de água do tecido, o que permite o acúmulo de transpiração nas axilas.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

Alternativa A.

Tecidos naturais têm afinidade com a água, pois são hidrofílicos.

Isso gera um ambiente propício à proliferação de bactérias, que causam mau cheiro.

Esse mau cheiro pode ser bloqueador pelo uso de antitranspirantes, que bloqueiam os poros, diminuindo a transpiração e a proliferação de bactérias.

Os outros itens estão errados porque:

(B) Tecido naturais são polares, pois atraem moléculas de água.

(C) Como os tecidos sintéticos são hidrofóbicos, eles não absorvem a umidade gerada pela transpiração, que fica retida na pele, gerando micoses.

(D) Tecidos sintéticos são apolares, pois não têm afinidade com a água.

(E) A proliferação de bactérias pelos tecidos naturais se dá pela alta absorção de água do tecido.

Perguntas interessantes