A ROTINA DIGITAL
É impossível fugir de um mundo tão conectado neste século. Com frequência, dividimos nossa atenção entre o celular, a televisão e o computador. Interagimos através de chamada de vídeo com quem está a dezenas de quilômetros de distância, fugimos das filas do supermercado, das lotéricas, ao fazermos compras no conforto da nossa casa. E boa parte dessas ações são feitas diante de um simples dispositivo telefônico.
Ao viver nesse mundo interligado, seja em computadores, seja em celulares ou outros dispositivos digitais, esquecemos que nem todos possuem a mesma oportunidade para acessar os meios tecnológicos. Hoje, cerca de 70,5 milhões de brasileiros não possuem acesso à internet. Esse dado coloca o Brasil na décima posição entre os países com mais pessoas sem conexão com o mundo digital.
A Internet é uma mídia aberta e descentralizada que permite oferecer oportunidades a pessoas desenvolverem as mais múltiplas habilidades para progressão do conhecimento. O incentivo a políticas públicas que visem ampliar o acesso deve ser prioridade dos governantes. Esse incentivo pode partir das escolas, com a ampliação das mídias tecnológicas nos espaços educativos.
Portanto, é fundamental introduzir crianças e jovens no mundo digital, tanto em relação à internet quanto a programas que incentivem o estudo. Com esses conhecimentos, os estudantes desenvolverão habilidades para a criação de projetos e para o aprimoramento da aprendizagem. É por meio dessas e outras iniciativas que será diminuída a disparidade entre o número de pessoas com acesso à internet e as possibilidades que as tecnologias podem oferecer à sociedade brasileira aumentarão.
Questão 1
Qual é a ideia principal defendida no artigo?
Questão 2
A essa ideia principal que será defendida no texto chamamos TESE. A tese é defendida com argumentos .
TESE é a ideia que defendemos, pois a argumentação implica posicionamento, defesa do ponto de vista. Os argumentos de um texto são, em geral, facilmente localizáveis. Identificada a tese, faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o texto afirma isso (tese) por vários motivos (argumentos).
Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser de diferentes tipos: exemplos, comparações, dados históricos, pesquisas, causas socioeconômicas ou culturais, depoimentos – enfim, tudo o que possa demonstrar que o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência.
Indique um argumento utilizado para defender a tese do texto.
Questão 3
Qual é o tipo de argumento apresentado no texto?
Questão 4
A conclusão de textos argumentativos podem ser de síntese (resumo) ou de proposta ( solução para amenizar o problema debatido no texto). No texto em análise, a conclusão apresentada pelo autor foi de síntese ou de proposta? Justifique sua resposta com elementos do texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
1- o celular e a internet
2- Hoje, cerca de 70,5 milhões de brasileiros não possuem acesso à internet.
3- dados estatísticos
4- a conclusão de textos foi de proposta
é fundamental introduzir crianças e jovens no mundo digital, tanto em relação à internet quanto a programas que incentivem o estudo. Com esses conhecimentos, os estudantes desenvolverão habilidades para a criação de projetos e para o aprimoramento da aprendizagem.
Explicação:
Perguntas interessantes