" A rivalidade entre as potências, confinada antes em grande medida à Europa e áreas adjacentes (com exceção dos britânicos), era global e imperial — fora a maior parte das Américas, destinada com exclusividade à expansão imperial dos EUA pela doutrina Monroe de Washington. Agora era igualmente provável que as disputas internacionais que tinham de ser resolvidas, para não degenerarem em guerras, ocorressem na África Ocidental e no Congo nos anos 1880, na China no final da década de 1890, no Magreb (1906, 1911) e no corpo em decomposição do império Otomano, muito mais provavelmente que em torno de qualquer problema na Europa não balcânica". A partir da leitura do texto, percebe-se que *
A) a ganância das potências imperialistas europeias residia nas terras americanas e a Doutrina Monroe fez dos EUA o principal inimigo europeu.
B) pelos interesses imperialistas, as potências europeias entraram em guerra para resolver questões territoriais exclusivamente europeias, principalmente sobre a região da Alsácia-Lorena.
C) a Primeira Guerra Mundial foi um desdobramento do conflito de interesses entre as potências imperialistas europeias.
D) o império otomano não era ambicionado, uma vez que as potências europeias sabiam do poder e da força do império otomano; por isto, os conflitos de interesse ocorreram somente na África.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: Letra c
Explicação: Confia
Respondido por
0
Resposta:
C
Explicação:
Perguntas interessantes