. A riqueza mineral africana tem sido, ao longo de sua história, muito mais um fardo do que um fator de desenvolvimento para os povos e países desse continente. Como exemplo desta contradição, pode-se destacar quais fatores?
Soluções para a tarefa
Ola!! Espero ajudar
Explicação: Angola, Serra Leoa e república democrática do congo, onde a exploração de reservas denominadas "DIAMANTES DE SANGUE", tem sido usada para o sustento de conflitos armados no interior desses países
Resposta:
d) Angola, Serra Leoa e República Democrática do Congo, onde a exploração de reservas, denominadas "diamantes de sangue", tem sido usada para o sustento de conflitos armados no interior destes países.
Alternativas:
a) Angola, que, durante a vigência do apartheid, restringia os empregos nas empresas de mineração de ferro e diamantes apenas aos trabalhadores negros.
b) Mali e Chade, países do Sahel com grandes reservas petrolíferas, que não conseguem transformar esta riqueza potencial em recursos necessários para diminuir as causas do avanço da desertificação em seus territórios.
c) Ruanda e Burundi, onde conflitos têm sido alimentados pela exploração de importantes reservas de petróleo, beneficiando empresas multinacionais que, em troca, apoiam os diferentes grupos étnicos com armas.
d) Angola, Serra Leoa e República Democrática do Congo, onde a exploração de reservas, denominadas "diamantes de sangue", tem sido usada para o sustento de conflitos armados no interior destes países.
e) Somália, cuja interminável guerra civil, movida por grupos políticos regionais, consegue recursos para sustentar pretensões político-militares, cedendo direitos de exploração mineral a empresas multinacionais.
Explicação:
(geekie)
Em vez de promover o desenvolvimento econômico e social, as reservas minerais geralmente são motivo de conflitos que deterioram as condições de vida. Em países ricos em diamantes, como Angola, Serra Leoa e República Democrática do Congo, diferentes grupos armados visam controlar as reservas a fim de vender os minérios clandestinamente, obtendo, assim, recursos financeiros para a compra de armas.