a riqueza da borracha em Manaus e Belém?
Soluções para a tarefa
O ciclo da borracha foi um momento da história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração de látex da seringueira e comercialização da borracha. Teve o seu centro na região amazônica, e proporcionou expansão da colonização, atração de riqueza, transformações culturais, sociais, arquitetônicas, e grande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje capitais e maiores centros de seus respectivos estados, Amazonas, Rondônia e Pará.
Boa tarde!
A época de riqueza da borracha em Manaus, Belém e outras cidades da região norte foi compreendido como o " Ciclo da Borracha ", um dos momentos econômicos e de desenvolvimento social/cultural do Brasil, principalmente no auge da revolução industrial, onde a borracha era essencial para a fabricação de diversos produtos.
A borracha se tornara um insumo importantíssimo para a modernização da sociedade, proporcionando para alguns estados colonização, avanço cultural e social, riquezas e estruturas sólidas. No Pará, por exemplo, foi criado a cidade de Fordlândia (pelo dono da Ford), exclusivamente em função do extrato da borracha. Além disso, o Acre por consequência foi explorado e após um período de tratados e guerras com o povo boliviano, o estado tornou-se território brasileiro.