“A rigor, esta ideia nasceu com os primeiros mapas do Atlântico Sul a mostrar os contornos da América do Sul e da África. Já em 1620, Francis Bacon, filósofo inglês, apontava o perfeito encaixe entre as duas costas e aventava, pela primeira vez, a hipótese da união destes continentes no passado (...). A Teoria da Deriva Continental propriamente dita remonta ao início do século XX, tendo surgido a partir das ideias visionárias e pouco convencionais do alemão Alfred Wegener (...).”
TEIXEIRA, Wilson (ORGS.) ET AL. Decifrando a Terra. 2.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
Entre as alternativas a seguir, assinale a que aborda corretamente a Teoria da Deriva Continental.
a) A Terra era formada por três grandes continentes há um período de 300 milhões de anos atrás.
b) As placas tectônicas que formavam a crosta terrestre estavam, há 225 milhões de anos, reunidas em um único continente – a Pangeia, rodeada por um oceano denominado Pantalassa.
c) Mostrou que as formações rochosas de dois lados do oceano Atlântico - no Chile e na África Ocidental - coincidem em idade, tipo e estrutura.
d) Estudos a partir de ondas sísmicas sugerem que o núcleo interno gire a uma velocidade superior à rotação terrestre, o que indica que, no passado, o nosso planeta girava mais rápido.
e) A Teoria da Deriva Continental foi desenvolvida no século XIX, por um biólogo austríaco chamado Ludwig von Bertalanffy.
Respondam rápido, é uma prova.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Acho q é a letra A
Explicação:
Não tenho tanta certeza...
Perguntas interessantes