A Revolução Russa originou-se da insatisfação da população com o governo czarista. A imagem a seguir é uma representação da situação em que se encontrava a população russa no fim do século XIX.
REPIN, Ilya Yefimovich. Barqueiros do Volga. 1870-1873. 1 óleo sobre tela, color., 31,5 cm × 281 cm. Museu Russo Imperial Majestade Alexandre III, São Petersburgo.
A respeito da sociedade russa pré-revolucionária, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
A
A Rússia vivia um intenso processo de industrialização, e a maior parte de sua população era formada pelo proletariado urbano.
Verdadeiro
Falso
B
A Rússia era basicamente agrária, e a maior parte de sua população era formada por camponeses.
Verdadeiro
Falso
C
A Rússia tinha uma significativa produção agrícola, pois adquiria da Inglaterra, da França e da Bélgica todo o maquinário necessário para a agricultura.
Verdadeiro
Falso
D
As poucas fábricas existentes na Rússia eram financiadas pelo capital estrangeiro.
Verdadeiro
Falso
E
A miséria de grande parte da população russa contrastava com a riqueza da monarquia absolutista dos Romanov.
Verdadeiro
Falso
F
As ideias socialistas eram desconhecidas dos russos desse período, pois eles se encontravam isolados do resto da Europa.
Verdadeiro
Falso
Soluções para a tarefa
A revolução russa impulsionou a modernização de toda a União Soviética.
Apesar da libertação dos sérvios a maior parte dos trabalhadores rurais vivia sob péssimas condições. Isso gerou uma tensão de classes crescente entre camponeses e burgueses.
A classe menos favorecida começou a se organizar para revindicar melhores condições de vida.
Em 1905, a humilhante derrota na guerra Russo-Japonesa desencadeou uma série de revoltas.
Tanta confusão gerou, ainda em 1905, o Domingo Sangrento, episódio conhecido também como Ensaio Geral, onde guardas de Czar receberam manifestantes a tiros em frente ao palácio real.
A situação ficou insustentável em 1914, quando a Rússia decide entrar na primeira guerra mundial, mesmo estando devastada economicamente.
(F)A Rússia vivia um intenso processo de industrialização, e a maior parte de sua população era formada pelo proletariado urbano.
(V) A Rússia era basicamente agrária, e a maior parte de sua população era formada por camponeses.
(F) A Rússia tinha uma significativa produção agrícola, pois adquiria da Inglaterra, da França e da Bélgica todo o maquinário necessário para a agricultura.
(V) As poucas fábricas existentes na Rússia eram financiadas pelo capital estrangeiro.
(V) A miséria de grande parte da população russa contrastava com a riqueza da monarquia absolutista dos Romanov.
(F) As ideias socialistas eram desconhecidas dos russos desse período, pois eles se encontravam isolados do resto da Europa.