A revolução russa e a importância para os trabalhadores sobre a
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nosso país sempre foi governado por uma patronal burguesa e sua casta política.
Jamais teve um governo realmente dos trabalhadores e, justamente por isso é um país que sempre foi saqueado a partir de suas elites corruptas. Por conta disso é da maior importância que nossa classe trabalhadora conheça a história política de suas lutas, tanto aqui quanto, especialmente lá fora, de outros países. Conhecer nossa história permite que fiquemos sabendo do que somos capazes, como classe, como sujeito político, e aí ganhamos segurança para nós, trabalhadores, questionarmos pra valer essa república de ricos.
E a primeira das histórias que nós não podemos deixar de conhecer é a da Revolução Russa de 1917.
Ali, na mais consciente de todas as experiências históricas, a classe trabalhadora criou seu primeiro governo e seu primeiro Estado.
Não por acaso, tanto na escola como na mídia, nós já sabemos que grande número de professores e jornalistas trabalham para que você pense que a Revolução Russa é coisa de museu, do passado, tipo guerra de Troia, enfim, alguma coisa superada e que é preciso esquecer. Por essa razão os livros de história do segundo grau nunca falam sobre o que realmente foi a Revolução Russa.
Ela é deixada lá num canto de página. E quando falam dela é para criticar, difamar.
Cada livro escolar procura desqualificar a Revolução Russa, os bolcheviques, Lenin e Trotski, e portanto, tenta defender que fazer política é para profissionais ricos e letrados da política, deputados e senadores.