(...) a revolução que não se radicaliza morre melancolicamente, como a burguesa. A rigor, uma só revolução existe, a que se deflagrou em 1789: enquanto viveu, ela quis expandir-se, e, assim, a República Francesa se considerou e tentou universal – até o momento em que a pretensão de libertar o mundo se converteu na de anexá-lo, em que os ideais republicanos se reduziram ao imperialismo bonapartista.
RIBEIRO, Renato Janine. A última razão dos reis. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
O conjunto de mudanças políticas que resultou na implantação do regime republicano na França, no século XVIII, pode, genericamente, ser classificado como uma revolução burguesa porque, nesse processo:
(A) a estrutura social francesa viu-se reduzida a uma polarização entre o bloco de apoio ao Antigo Regime – no qual se encontravam a aristocracia, os camponeses e os trabalhadores urbanos – de um lado, e o bloco de apoio à república operário-burguesa, de outro.
(B) a burguesia conseguiu a adesão ideológica da aristocracia, especialmente no que diz respeito à “abertura das carreiras públicas aos talentos individuais”, possibilitando a ascensão de seus representantes ao poder do Estado.
(C) o comando da burguesia se revelou como irrefutável desde o início, uma vez que ela colocou a serviço de seus objetivos revolucionários os mais variados setores da população – liderando, assim, uma restauração do Antigo Regime.
(D) as vanguardas operário-camponesas colocaram-se ao lado da burguesia, pois tinham claro que suas reivindicações somente alcançariam um patamar de consequência em uma sociedade em que as relações burguesas de produção já estivessem desenvolvidas.
(E) os resultados políticos das sucessivas convulsões sociais geradas nos quadros da crise do Estado monárquico francês foram, ao final, capitalizados pela burguesia, que pôde, assim, dar início à viabilização de seus interesses políticos e econômicos.
Ajuda ai!!!!!!! <3
Soluções para a tarefa
Resposta:letra A
Explicação: eu acabei de fazer está questão no eleva
É correta a alternativa E, tendo sido a Revolução Francesa uma "Revolução Burguesa" pois foi conduzida (em grande parte) pela burguesia e terminou por atender aos interesses e desejos desta classe social.
A burguesia tinha como interesses políticos a abolição dos privilégios de nascimento, a instituição da meritocracia como sistema para apontar pessoas para cargos públicos e a igualdade jurídica de todos perante a lei. Na economia desejava que o comércio fosse estimulado ao invés da agricultura e que o Estado intervisse o mínimo possível na condução dos negócios privados. Todas estas coisas foram, ao fim, tornadas leis na França, de modo que a burguesia saiu totalmente favorecida do processo.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/293985