A Revolução Praieira foi uma grande revolta que aconteceu em Pernambuco, entre 1848 e 1850, e contou com certa adesão popular. O fato primordial dessa revolta foi:
a) falta de açúcar no mercado pernambucano.
b) aumento dos impostos para pagar o sistema de iluminação pública do Rio de Janeiro.
c) insatisfação dos escravizados com a escravidão.
d) disputa política travada por praieiros e conservadores na política local.
e) insatisfação com a convocação forçada de soldados para lutarem na Guerra do Paraguai.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA D)
Explicação:
A Revolução Praieira ocorreu de 1848 a 1850 e foi motivada pelas disputas entre os praieiros e os conservadores. Os principais combates travados nessa revolução aconteceram no interior da província de Pernambuco, embora um grande ataque tenha sido liderado por Pedro Ivo contra Recife. Os praieiros saíram derrotados, e os conservadores permaneceram no poder.
Melhor resposta prfvv
A alternativa correta sobre o fator primordial da Revolução Praieira é a letra C) disputa política travada por praieiros e conservadores na política local.
A Revolução Praieira foi uma revolução que aconteceu em meados do século XIX, entre praieiros e conservadores. O local dessa revolução foi a província de Pernambuco.
Na década de 40, a província pernambucana passava por fortes crises, que giravam em torno da disputa de mão de obra, visto que a obtenção de escravos se tornou mais difícil.
Os liberais e conservadores tinham a mesma origem social e tinham opiniões semelhantes, mas esses grupos realizaram uma disputa política, entre Partido Praieiro e Partido Conservador.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/9264580