A revolução militar é movida pelos EUA fundindo: planejadores do Pentágono, o complexo industrial-militar americano e a tecnologia do Vale do Silício. Os EUA são responsáveis por 40 a 45% dos gastos militares de 189 países do mundo".(KENNEDY, Paul. Poderio bélico dos EUA não garante segurança. "Folha de S. Paulo", 12 de setembro de 2002).Considerando-se essa informação é CORRETO afirmar que: *
1 ponto
a) as guerras são inerentes à política internacional dos estados modernos; a força militar é argumento decisivo em última instância.
b) o uso da força militar organizada como meio de defesa do território e da sociedade é um dado da soberania nacional no mundo moderno.
c) os EUA usam seu poderio militar como meio de persuasão na política internacional, alegando a defesa de sua nação e dos valores da liberdade.
d) a força militar, embora represente um meio não político de se fazer política internacional, sempre foi utilizada pelas potências, após decisão política na ONU.
Soluções para a tarefa
Resposta:d
Explicação:A alternativa é a única incorreta porque a utilização da força militar em determinado país, não possui nenhuma relação com a Organização das Nações Unidas, ela não tem poder político para decidir sobre o tema. Portanto, não depende de uma decisão sua para ocorrer.
Os objetivos da ONU envolvem a garantia dos direitos humanos, assim como, a busca pela paz mundial, promoção do desenvolvimento socioeconômico das nações. Atuam ainda no incentivo a autonomia de etnias que ainda são dependentes, e também, que os laços entre as nações fiquem mais fortes.
O uso da força militar é contestado pela Organização, porém a utilização depende da decisão dos países, que como no caso dos Estados Unidos, alegam que seu uso se deve a uma proteção de sua nação e liberdade.
Espero ter ajudado!