A Revolução Mexicana, iniciada em 1910, arrastou-se por quase dez anos e envolveu diversos projetos políticos e sociais. a) Identifique e analise uma das principais reivindicações dos zapatistas durante essa Revolução. b) Cite e analise duas das principais mudanças sociais trazidas por essa Revolução
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A - Os Zapatistas exigiam o fim do modelo econômico e político que vigorava em seu país até então: reforma agrária, com distribuição das terras a camponeses empobrecidos, proteção aos direitos trabalhistas, uma pauta do proletariado urbano, e demarcação e respeito aos territórios dos povos nativos, uma pauta que os uniu também às reivindicações indígenas.
B - Foram mudanças sociais trazidas por esta revolução uma extensiva reforma agrária, que garantiu maior poder econômico aos camponeses, mas que não foi suficiente para livrá-los, pouco depois, da exploração por parte dos bancos, e reconheceu o direito dos povos nativos aos seus territórios, além de separar Estado e Igreja, de modo que a sociedade mexicana passou a pautar-se mais pelas liberdades republicanas, individuais, que pelo dogma católico.