"A Revolução Inglesa estimulou o desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra. O Parlamento adotou diversas medidas favoráveis aos negócios da burguesia. No final do século XVIII, a Inglaterra foi o primeiro país do mundo a instalar fábricas que utilizavam máquinas a vapor. Começava, então, a Revolução Industrial". (Schmidt, Mário. "Nova História Crítica". São Paulo: Nova Geração, 2002). Analise o texto, destacando três dos principais fatores que contribuíram para a Revolução Industrial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hegemonia naval inglesa e posição geográfica estratégica.
Ausência de barreiras alfandegárias (zona de livre comércio da Europa)
Crescimento demográfico na Europa.
Fortalecimento e investimento da burguesia.
Fim da monarquia e do absolutismo na Inglaterra.
Surgimento do parlamentarismo.
Explicação:
pv coloca como a melhor
Podemos citar como fatores que contribuíram para o pioneirismo inglês na Revolução Industrial a reserva de capitais, obtida por meio da colonização das Américas, amplo acesso a matérias-primas (também ligado com a colonização) e o desenvolvimento da sociedade civil, com mercado relativamente livre, naquele país.
Com isto, havia na Inglaterra os meios (recursos econômicos e matérias-primas) e a base ideológica e social (com as obras de autores liberais, como o inglês Locke) que permitiram aos ingleses desenvolver-se nesta área antes dos demais países ocidentais.