História, perguntado por evertthon6229, 2 meses atrás

A revolução industrial significou a transição para novos processos de manufaturas, que incluíram

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
0

Sobre a revolução industrial, podemos afirmar que são corretas as afirmativas I e IV, logo, a alternativa B.

Revolução Industrial na Inglaterra

A revolução industrial inglesa teve "felicidade" dos seus modelos de políticas estatais que praticamente expulsaram os camponeses dos campos cercamentos.

Além disto, possuía uma colônia — atual EUA —  da qual extraía riquezas o suficiente para manter a coroa e realizar investimentos, que posteriormente, com a independência americana, ainda não faz sentir tão firme golpe pela Inglaterra como Portugal, que era dependente do Brasil.

Contudo, vale ressaltar as afirmativas incorretas II e III, pois erram porquê:

  • II - Houveram diversos problemas de superpopulação, nocivas até mesmo à saúde do povo que trabalhava em fábricas.
  • III - Não haviam boas condições de vida aos trabalhadores.

Complemento da questão — texto, enunciado, assertivas e alternativas:

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Industrial britânica, considere as afirmativasa seguir.

I. Desde o início do século XVIII, com a melhoria da produção agrícola, houve uma queda nas taxas de mortalidade, ao mesmo tempo que um grande contingente populacional estava sendo expulso do campo, pela apropriação das terras por grandes proprietários rurais, em um fenômeno conhecido como “cercamentos”.

II. O crescimento econômico promovido pela revolução industrial contraditoriamente não implicou no crescimento vertiginoso das cidades. Apropriando-se do conceito inglês de cidades-jardim, centros urbanos, como Londres e Manchester, conseguiram manter suas massas de trabalhadores em áreas rurais nos seus entornos.

III. Por meio da industrialização acelerada, a sociedade inglesa pôde desenvolver boas condições de vida; os trabalhadores passaram a habitar locais arejados e a receberem salários adequados, resultando dessa situação uma relação não conflituosa entre a burguesia e o operariado, o que permitiu o precoce desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra.

IV. A revolução industrial significou a transição para novos processos de manufatura, que incluíram a migração de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Complemento de leitura sobre a revolução industrial: https://brainly.com.br/tarefa/26173526

#SPJ4

Perguntas interessantes