A Revolução Industrial representou um conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, nos séculos XVIII e XIX, diretamente relacionadas à substituição do trabalho artesanal pelo trabalho assalariado, em que predominava o uso de máquinas. Sobre esse processo, é correto afirmar:
A)A Revolução Industrial limitou-se à consolidação do capitalismo nas sociedades em que se instalou, pois a indústria passou a disputar com o comércio a condição de principal setor de acumulação de riquezas.
B)A Revolução Industrial contribuiu diretamente para o desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação, imprescindíveis para a venda dos produtos industrializados no mercado.
C)A Revolução Industrial gerou inúmeros problemas sociais nas áreas urbanas, devido à concentração de indústrias e à grande massa de trabalhadores, forçando fortes migrações da cidade para o campo.
D)Num primeiro momento, de 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada a Portugal, devido ao grande acúmulo de capitais gerados através do comércio atlântico, revertidos para o progresso das fábricas e da tecnologia.
E)Durante a Revolução Industrial, os operários trabalhavam uma média de dez horas diárias, com direito a duas horas de almoço e ainda a possibilidade de moradia em alojamentos próximos às fábricas em que atuavam
Soluções para a tarefa
Alternativa B.
Para escoar a grande produção das fábricas, era preciso ampliar e melhorar os meios de transporte e de comunicação.
Foi nesse contexto, que surgiram as locomotivas e a telefonia.
Os outros itens estão errados porque:
A) A Revolução industrial não se limitou à consolidação do capitalismo. Também promoveu profundas mudanças sociais, como a divisão de classes (burguesia e operários), crescimento das cidades, etc.
C) Na verdade, a revolução industrial forçou fortes migrações do campo para as cidades.
D) Na verdade, de 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada à Inglaterra, que foi pioneira nesse processo devido a fatores naturais, econômicos e políticos.
E) Os operários trabalhavam durante 14 a 16 horas diárias, em péssimas condições e com salários muito baixos.