A Revolução Industrial produziu uma aceleração do capitalismo com a consequente necessidade de novas fontes de matéria-prima, de mercados consumidores e de formas de exploração da mão de obra. Esse cenário deu corpo ao que se convencionou designar como imperialismo, tendo a África e a Ásia como os novos alvos da expansão do capital.
• Com base no que foi estudado anteriormente e em seus conhecimentos de História, discuta a colonização europeia na África a partir do século XIX, considerando as causas e as consequências desse fato
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Oie, bom dia!
Com a Revolução Industrial a pleno vapor na Europa, a produção industrial cresceu exorbitantemente, sendo seu mercado interno insuficiente para consumir o produzido. Assim, como forma de expandir seus horizontes comerciais, bem como em busca de matérias-primas e mão de obra barata, a Ásia e África foram exploradas como novo mercado consumidor e fonte de capital. A corrida imperialista foi violenta e usava do argumento de supremacia racial.
Dado o grande poder naval e econômico da Inglaterra, eles defendiam o fim da escravidão, que já não era mais lucrativo, estabelecendo a dominação britânica e predomínio de seus interesses nas colônias africanas. O sistema administrativo era fortemente centralizado nas mãos da elite branca europeia.
Perguntas interessantes