A Revolução Industrial, originária na Inglaterra no século XVIII, configurou-se como um movimento de inovações tecnológicas que impulsionou a produção e transformou as relações de trabalho.
A respeito do pioneirismo inglês na Revolução Industrial, analise as afirmativas a seguir:
I. O fortalecimento político da burguesia e o acúmulo de capital possibilitaram a compra de máquinas e matérias-primas.
II. Com a Lei dos Cercamentos, pequenos proprietários deslocaram-se para as cidades e serviram como mão de obra barata para as indústrias.
III. O expansionismo marítimo e comercial da Inglaterra favoreceu o acesso a matérias-primas a baixos custos.
De acordo com a análise, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A-Todas as afirmativas estão corretas
Explicação:
I. O fortalecimento político da burguesia, proporcionado pelas revoluções ocorridas durante o século XVII, que possibilitaram a dinamização da economia inglesa.
II. A aprovação, pelo Parlamento, da Lei dos Cercamentos ( Enclosure Acts ), que determinou o cercamento de todas as propriedades rurais. Com isso, as famílias de posseiros, que viviam em terras comunais, que ficavam em campo aberto, não mais tinham condições de produzir para a sua subsistência. Assim, essas pessoas formaram a mão de obra necessária ao trabalho nas fábricas. Os trabalhadores que permanece-ram no campo tiveram que oferecer seu trabalho para os grandes proprietários, recebendo baixos salários. Os que rumaram às cidades geraram um grande êxodo rural.
III. O acúmulo de capitais decorrentes do comércio mercantil com o Oriente e as colônias da América, que seriam utilizados no estabelecimento das fábricas, na compra das máquinas e das matérias-primas e na contratação da mão de obra.
Espero ter ajudado!