Psicologia, perguntado por profamaraortiz, 6 meses atrás

A Revolução Industrial foi o período que marcou a luta pelos direitos sociais. O proletariado, agora como classe revolucionária, busca junto ao Estado a interferência nas regulamentações trabalhistas. Dois fatores principais contribuíram para que o proletariado exigisse seus direitos. Foram eles:


A.
Os acidentes de trabalho e os problemas de saúde.


B.
A agudização da pobreza e a concentração de renda.


C.
A falta de assistência social e a exploração do trabalho.


D.
O processo de retorno ao Estado absolutista e as questões de saúde pública.


E.
A interferência da religião e a revolta dos camponeses.

Soluções para a tarefa

Respondido por julio7559
11

Resposta:

c ) a falta de assistência social e a exploração do trabalho

Explicação:

A revolução industrial foi um período de muitas mudanças nas indústrias. O que mais valia para os donos de indústrias era a busca pelo lucro. O assalariado na época não tinha quase ou nenhum direito de trabalho e com um salário pequeno. Tudo isso para não gerar gastos para o dono da fábrica. Como consequência eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.

Espero que tenha ajudado e bons estudos !!! (•‿•)

Respondido por RicardoRamos1998
0

A alternativa correta que trata da Revolução Industrial e sua relação com os direitos sociais e trabalhistas é: "C. A falta de assistência social e a exploração do trabalho."

Para isso, é preciso compreender as reivindicações dos trabalhadores da Revolução Industrial e sua relação com os direitos trabalhistas.

Revolução Industrial e direitos trabalhistas

As más condições de trabalho nas fábricas, durante o período da Revolução Industrial, foi responsável por criar, a partir dos trabalhadores, experiências coletivas como os sindicatos, que exigiam melhores condições de trabalho.

Nisso, as reinvenções dos sindicatos se baseavam em uma jornada de trabalho menor a 14 horas, a proibição do trabalho infantil, a jornada de férias, o salário mínimo, entre outras pautas que hoje se encaixam dentro dos direitos trabalhistas.

Para mais sobre direitos trabalhistas, leia:  https://brainly.com.br/tarefa/20790311

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes