A Revolução Industrial designa um processo de profundas transformações econômico-sociais que se iniciou principalmente na Inglaterra, em meados do século XVIII. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica, sendo que a introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. Com essa revolução surgiram também novas formas de energia, como a eletricidade e os combustíveis derivados do petróleo. Diante de toda essa transformação, com tempo, a Revolução Industrial influenciou profundamente a vida de milhões de pessoas em todas as regiões do planeta.
(adaptado).
Ao falar sobre motivação nas organizações faz-se necessário refletir sobre o mundo do trabalho, impacto pela Revolução Industrial. Baseando-se nessa necessidade de reflexão, analise as seguintes asserções.
I. O mecanicismo trazido pela Revolução Industrial transformou o trabalhador em uma mercadoria descartável.
PORQUE
II. Com os avanços tecnológicos, os trabalhadores passam a ficar mais disponíveis para as organizações, levando-os ao stress e à frustação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
O mecanicismo trazido pela Revolução Industrial, realmente, transformou o trabalhador em uma mercadoria descartável. Já o aumento da disponibilidade dos trabalhadores não foi gerado pela Revolução Industrial mas, sim, pelo avanço tecnológico ocorrido a partir dos anos 1980.
Resposta:
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
O mecanicismo trazido pela Revolução Industrial, realmente, transformou o trabalhador em uma mercadoria descartável. Já o aumento da disponibilidade dos trabalhadores não foi gerado pela Revolução Industrial mas, sim, pelo avanço tecnológico ocorrido a partir dos anos 1980. Releia a introdução do capítulo 3.4 do e-book .