História, perguntado por orisman26, 9 meses atrás

A Revolução Industrial acarretou profundas mudanças não apenas na sociedade, mas também nas organizações, com aumento na quantidade de trabalhadores e jornada de trabalho, ausência de benefício social e salários muito baixos. As consequências dessa realidade foram problemas sociais muito graves, condições de trabalho insalubres e uma produtividade muito irregular, agravada por uma alta taxa de rotatividade de pessoal. Assim, com o intuito de diminuir essa ineficiência do processo produtivo nas organizações, a escola de administração científica surgiu.
 

STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; ALBUQUERQUE, Ricardo Azenha Loureiro. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá: Unicesumar, 2018.

 
Considerando o texto acima e a teoria da administração científica, avalie as afirmações a seguir.
 
I. Nessa teoria a principal preocupação foi com os processos, inclusive sobre sua condução, almejando aumento de eficiência e eficácia.
II. Henry Ford, conhecido como o pai da administração científica, foi o principal representante, com contribuições significativas para a teoria, como por exemplo a ORT.
III. As principais críticas sobre essa teoria consistiram na concentração por aspectos mecânicos, em detrimento dos aspectos humanos, como por exemplo o esgotamento físico.


Soluções para a tarefa

Respondido por franciele14t
13

Resposta:

I e III apenas

Explicação:

Págs 62, 63 e 64 do livro.

Respondido por EduardoPLopes
0

I é verdadeira, sendo uma forma "mecânica" de compreender o trabalho, que muitas vezes ignorava os aspectos humanos do fenômeno social do trabalho em prol do aumento dos indicadores de produtividade.

II é falsa, já que a ORT (organização racional do trabalho) foi um dos princípios propostos por Taylor, e não Ford, embora ambos tenham tido grande importância para o desenvolvimento da Administração.

III é verdadeira, sendo uma forma que frequentemente produzia resultados ruins para os empregados.

Perguntas interessantes