A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, é o evento que, segundo alguns autores, inaugura a chamada Idade Contemporânea. Os historiadores do século XIX, que fizeram a linha divisória da História, imputaram a este acontecimento o caráter de marco divisor entre a Idade Moderna e a Contemporânea, por conta da radicalização política que o caracterizou. Para se entender a Revolução Francesa é necessário conhecer um pouco da situação econômica e social da França do século XVIII.
Soluções para a tarefa
Revolução Francesa: contexto social e econômico
A Revolução Francesa foi provocada por uma série de insatisfações da população componente do terceiro estado, bem como a inspiração vinda de filosofias como a defendida pelos iluministas. Dentre as insatisfações cita-se a crise econômica e de alimentos, bem como os privilégios nobres.
Durante o período que antecedeu a revolução, a população francesa enfrentava uma grave crise financeira e de alimentos; provocada, entre outros fatores, pela má gestão dos recursos do país.
Além disso os membros do terceiro estado também se revoltavam com os privilégios assegurados àqueles que faziam parte da nobreza ou do clero. Inspirados em ideais de igualdade, como os iluministas, os revolucionários franceses lutaram pela queda desse sistema.
Veja mais sobre a Revolução Francesa em:
https://brainly.com.br/tarefa/2655336