História, perguntado por fvi365, 10 meses atrás

A Revolução Francesa
Produção de uma narrativa, destacando:
-A situação da França no período que antecede a Revolução Francesa;
-O processo revolucionário e a Assembléia Nacional Constituinte;
-A declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
-A importância da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão para a nossa sociedade atualmente.


mspiccoli5: Espero ter ajudado
mspiccoli5: E não precisa pesquisar ... minha resposta está completa
fvi365: ajudou muito
fvi365: obrigado

Soluções para a tarefa

Respondido por mspiccoli5
15

Resposta:

   A situação da França no período que antecede a Revolução Francesa

Para falarmos de Revolução Francesa, precisamos olhar dois pontos diferentes, tanto no contexto externo do país quanto no contexto interno. Os fatores foram acumulativos para que essa revolução, que marca o fim da era moderna e o inicio da contemporânea, ainda tenha importância na nossa sociedade hoje.

Pegando o contexto externo, temos que lembrar que o momento pré-revolução francesa, acontecia na América o movimento de independência das 13 colônias contra a Inglaterra. A França, rival do império inglês, torna-se aliado dos americanos e os ajudando a conquistar essa independência em uma guerra de Pirro, por parte da França, que ajudando esse movimento não teria benefícios grandes.

Com a vitória dos americanos, a França contrai uma divida enorme no investimento da marinha, da diplomacia e dos aparatos de guerras sendo esse o estopim para que começassem os movimentos revolucionários.

Pegando o contexto interno, a divida contraída com essa guerra causou grande impacto no país. Na época, o primeiro ministro Turgot (fisiocrata), sugeriu uma maneira mais inteligente de se pagar a divida fazendo uma distribuição igual para todos os estado. Mas a nobreza não recebe bem essa alternativa alegando que ajudaria somente com o aumento de seus privilégios.

Com pouca alternativa, o Rei Luis XVI transfere essa divida para o Terceiro Estado que já sofria de diversas formas como a falta de representatividade dentro do governo, a crise de fome que estava crescendo junto com a população devido as tecnologia antiga, a diferença abissal entre esse estado em relação ao clero e a nobreza, o débito imposto foi a gota d'agua para o estopim em 1789, com a queda da bastilha, dando inicio a Revolução Francesa.

     O processo revolucionário e a Assembléia Nacional Constituinte

Com os ideias iluministas, a burguesia toma o poder nessa época e queria mudar a forma de governo. O que foi decidido era a implementação de uma Monarquia Constitucional onde, principalmente o rei, seira subordinado a leis iguais a todos e mudança da forma de voto dentro do parlamento que antigamente era realizado por estado, mas agora por cabeça.

                 A declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;

Trazendo de volta os ideias iluministas como os pensadores John Locke, Voltaire, a declaração dos direitos do homem e do cidadão vem para criar as leis básicas a que todos tinham direito.

Esse documento trazia que defina os direitos individuais e coletivos dos homens foi um avanço gigantesco para a época onde removia o poder absolutista do Rei e passava para um acordo que todos iam obedece-las.

                 A importância da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão para a nossa sociedade atualmente.

Esse documento muda para sempre a nossa perspectiva de direitos básicos do homem com influência até hoje.

Se pegarmos o texto dessa declaração de 1789, veremos que até mesmo na nossa constituição de 1988 encontraremos princípios fundamentais iguais como:

  • Os homens nascem e são livres
  • Direito de livre expressão do pensamento
  • Ninguém pode ser mal tratado ou excluído por suas opiniões, até mesmo religiosas.

Esses são alguns exemplos que podemos ver hoje na nossa constituição, principalmente no Art 5 que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais

Explicação:

Anexos:

jovemcebolinha: Resposta melhor que essa impossível! Parabéns!
anna2563: qual a letra ?
Perguntas interessantes