A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e teve o seu final em 1799. Nesses dez anos muita coisa mudou na França. Mas iniciaremos o assunto da Revolução Francesa falando sobre o contexto social daquela época. A França dividia a sociedade em três partes que são elas: 1° Estado formado pelo clero (papa, bispo, padre); 2° Estado formado pela nobreza e finalizando o 3° Estado formado pelo povo (camponeses, artesão, ferreiro, alfaiate, burguesia) que equivale a 80% da população que lutava contra a fome, alta taxa de impostos e condição precária de vida além de seus impostos servirem para sustentar o clero e a nobreza.
No século XVIII a França viveu um período de grande prosperidade, embora sua economia se conservasse predominantemente agrícola. De sua população, estima-se que 80% viviam no campo. A prosperidade chegou ao fim por volta de 1778, quando uma crise começou a tornar evidente a precaridade da organização administrativa, política, financeira, econômica e social do país. Enfim, ficou claro que a França se encontrava num impasse decorrente de tudo o que constituía o Antigo Regime (Absolutismo) representado pela monarquia absolutista de direito divino, que tinha como personagens centrais os membros da dinastia dos Bourbon.
Desde 1774, a França era governada por Luís XVI. Distante dos interesses da maioria da população, que vivia na miséria, o rei governava o país de longe, do Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris. para sustentar o luxo da sua corte - formada por número séquito de nobres ociosos -, Luís XVI despendia de tributos pagos pela população mais pobre. Para essa camada menos favorecida, a situação era insustentável e a insatisfação crescente.
As desigualdades sociais e políticas tinham como causa um conjunto de fatores que eram: sociedade dividida - clero, nobreza e o povo, os dois primeiros tinham privilégios de sistema feudal, não pagavam impostos, também era difícil romper com a economia agrária e implementar o desenvolvimento industrial do país. Governo desestruturado com gastos excessivos. revoltando a população e a burguesia formada por (comerciantes, banqueiros, industriais) que enriqueciam na época de prosperidade.
Para resolver a crise econômica, política, social foi criada a Assembléia dos Notáveis em 1787 - 1° e 2° Estado tentaram resolver a crise aumentando os impostos causando muita revolta da população. Depois disso a população exigiu a Assembléia dos Estados Gerais reunindo-se no Palácio de Versalhes em Maio de 1789. O terceiro Estado era representado na maioria por burgueses. De imediato, porém, surgiu o problema de como seriam as votações. Isso porque, de acordo com a tradição, cada estado tinha direito a um voto. Se as votações continuassem a ser feitas dessa forma, o clero, a nobreza votariam juntos e nada mudaria - ainda que alguns clérigos e nobres apoiassem as reformas e mudanças.
O terceiro estado, que tinha a maioria, exigiu que a votação fosse realizada por representantes e não por estado. O terceiro estado se revolta proclama a Assembléia Nacional Constituinte com o objetivo de extinguir os privilégios da nobreza e do clero, baseados nos ideais do Iluminismo. A Queda da Bastilha 14 de Julho de 1789 e o Direito do homem e do cidadão, fazem a Constituição de 1791. República Jacobina 1793 a 1794 Período do Terror. Diretório de Robespierre 1795 a 1799. Esse final vamos abordar na próxima aula.
Atividades
1) Descreva a situação interna da França às vésperas da Revolução de 1789.
2) Quais são os 3 Estados e a sua importância e função na Revolução.
3) Por que podemos falar que a Revolução Francesa foi uma Revolução burguesa. Justifique.
4) Qual foi a importância do voto na Revolução e qual a sua importância hoje. O voto como herança da revolução comente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
1) viviam uma situação de muita instabilidade
2) Primeiro estado - os bispos e o alto clero
Segundo estado - a nobreza que tem o monopólio dos altos cargos militares (nobreza da espada) e as altas funções jurídicas (nobreza da toga)
Terceiro estado - muito variado, abrange desde a alta burguesia (banqueiros, empresários, grandes comerciantes)
3) foi uma revolução burguesa devido ao excesso de impostos cobrados sobre ele, pois a França nessa época estava em crise e como solução o rei resolveu aumentar os impostos sobre as camadas mais pobres que são o povo e a burguesia
bieltop255:
Muito obrigado ;)
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás