História, perguntado por GuilhermeTB, 1 ano atrás

A Revolução Francesa, iniciada em meados de 1789, se estendeu por longos dez anos. Indique três transformações operadas durante a primeira fase dessa experiência histórica (1789-1791), que evidenciem o seu caráter revolucionário.

Soluções para a tarefa

Respondido por IRÊNDY000
16
alta carga de impostos → para sustentar o luxo de sua corte, Luis XVI dependia dos tributos pagos pela população, muito pobre e insatisfeita. Os privilégios do clero e da nobreza eram muitos, ao contrário do que ocorria com o povo, que não possuía direito algum.

• desequilíbrio econômico → os déficits eram constantes. O acordo que favorecia a importação de manufaturados, firmado com a Inglaterra, causou o fechamento de empresas, gerando uma onda de desemprego.

• envolvimento na Guerra de Independência das Treze Colônias → A crise francesa se acentuou a partir da independência dos Estados Unidos, devido especialmente ao apoio financeiro dado as Treze Colônias.

• crise da agricultura → um rigoroso inverno prejudicou as colheitas em 1788, causando escassez de alimentos e alta de preços. Todos esses acontecimentos foram levando a população faminta a se revoltar.

A alta burguesia → formada por banqueiros, grandes comerciantes e grandes manufatureiros que estavam descontentes por pagarem tributos, não terem privilégios de nascimento;

• Os trabalhadores urbanos assalariados →além de descontentes com o ônus do pagamento de tributos e da exclusão de qualquer participação política, sentiam mais de perto os efeitos da crise do Antigo Regime pelas precárias condições de trabalho e de vida em que viviam nas cidades;

• Os camponeses livres e servos → estavam enraizados à terra há séculos, não conseguiam se libertar dessa condição, viviam cada vez mais empobrecidos pelo insuportável custo dos tributos e não tinham acesso à representação política.


Perguntas interessantes