A Revolução Francesa foi um processo complexo que durou cerca de dez anos, de 1789 a 1799. Nesse período houve divisões e conflitos entre os participantes do movimento. Destacamos alguns momentos do processo revolucionário. Explique cada uma das fases:
a - 1788 a 1789 - Reação aristocrática
b - 1789 a 1791 - Assembleia Nacional Constituinte
c - 1791 a 1792 - Monarquia Constitucional
d - 1792 a 1795 - República Convenção Nacional
e - 1795 a 1799 - Diretório
Soluções para a tarefa
Resposta:
A- Reação Aristocrática: com muitas dívidas, na Assembleia Geral o Primeiro e Segundo Estados tinham como solução aumentar os impostos, todavia o Terceiro Estado não aceitou, devido a proposta de votação.
B- Assembleia Nacional Constituinte: em razão da revolta popular, o Rei reconheceu o poder da Assembleia Nacional, assim sendo, o Terceiro Estado se tornou um poder independente do rei.
C- Monarquia Constitucional: A Igreja foi separada do Estado, os poderes foram descentralizados e o poder do rei passou a ser controlado pela Constituição.
D- República Convenção Nacional- A Assembleia proclamou a República em 22 de setembro de 1792, passando a ser denominada Convenção e eliminando o voto censitário.
E- Diretório: Uma nova constituição foi elaborada em 1798, adotando novamente o voto censitário, e a Convenção Nacional foi substituída pelo Conselho dos Anciãos e pelo Conselho dos Quinhentos. Estes dois órgãos do poder legislativo eram responsáveis por eleger cinco pessoas para ocupar o DIRETÓRIO, responsável pelo poder executivo.
Explicação: