A Revolução Francesa estourou em 1789 e foi consequência de uma grande crise econômica e da intensa exploração que nobreza e clero exerciam sobre o povo. Quando o movimento iniciou-se, a ação do povo logo se voltou contra a nobreza e, em especial, contra o rei e seu estilo de vida luxuoso. O rei francês durante a revolução era: *
a) Luís XIV
b) Luís XV
c) Luís XVI
d) Luís IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante a Revolução Francesa, o rei francês era Luís XVI.
Esposo da rainha francesa, Maria Antonieta, Luís XVI teve o mesmo destino de sua mulher: foi guilhotinado pelos revolucionários, no ano de 1793.
A morte brutal de Luís XVI colocou fim à monarquia francesa. Luís XVI até tentou fugir, mas foi pego, preso, condenado e morto pelos revolucionários.
A Revolução Francesa, de 1789, põe fim, na historiografia contemporânea, à chamada Idade Moderna. Baseada em principios iluministas, ditados principalmente por Jean-Jacques Rousseau, a Revolução colocou fim ao Antigo Regime e dividiu a França conforme suas próprias teorias.
Na história da filosofia política, a Revolução foi um marco para delimitar ideias progressistas, simbolizadas pelos revolucionários, e ideias conservadoras, simbolizadas, sobretudo, pelo político irlandês Edmund Burke em seu Sobre a Revolução na França.
Com relação à Revolução Francesa, pode-se afirmar que o Rei que governava o país durante este evento histórico era Luís XVI. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Contextualizando o reinado de Luís XVI
O período durante o qual Luís XVI reinou foi marcado pela sua inaptidão em governar, bem como pelo declínio do sistema monárquico absolutista, que ficaria conhecido como o "Antigo Regime".
A monarquia ficou marcada pela insuficiência e sucessivas falhas em contemplar medidas que estabilizariam a economia.
Saiba mais sobre a Revolução Francesa em https://brainly.com.br/tarefa/53301492
#SPJ2