História, perguntado por LaraHammoud, 11 meses atrás

A Revolução Francesa é considerada por muitos historiadores como o marco tradicional do início da Idade Contemporânea. “Liberdade, igualdade e fraternidade”, ideais que foram enunciados na França, em 1789, num processo que pretendia romper com a antiga sociedade de ordens e privilégios. Sobre esse movimento revolucionário, é correto considerar:

a) 

Contou com a participação exclusiva das elites locais, que conduziram o processo de acordo com os interesses da nobreza de toga. 

b) 

Relacionou-se com a revolta do Alto Clero, por causa da redução dos valores dos dízimos reais que sustentavam a estrutura católica, promovida pelo monarca Luís XVI, diante de suas disputas de poder com o papa Pio IX. 

c) 

Representou a reafirmação do regime monárquico absolutista frente às disputas políticas entre as nobrezas cortesã, provincial e de toga. 

d) 

Caracterizou-se pela participação de vários grupos sociais, incluindo camponeses explorados pela servidão, contra os privilégios gozados pela burguesia e pequenos produtores que recebiam pensões pagas pelo Estado. 

e) 

Refletiu a séria crise financeira que atravessava o governo francês, em que as despesas do Estado eram muito superiores às receitas do tesouro público.

Soluções para a tarefa

Respondido por julianicolau
6

Resposta:

resposta letra "C" é a correra

Respondido por makmorales
18

Letra E: o movimento revolucionário francês foi um reflexo da imensa  crise financeira que atravessava o governo francês, sendo que o rei e seus ministros não conseguiam melhorar a economia em tempo hábil, o que gerou a Revolução Francesa.

As despesas do Estado francês eram muito superiores às receitas do tesouro público, o que agravava ainda mais a situação do país e foi motivo principal da revolta, pois logo começaram os aumentos de impostos.

Abraços!

Perguntas interessantes