A Revolução Francesa acarretou diversas mudanças no campo da educação. Leia o trecho a seguir.
"A Terceira República (1870-1940) realizou uma obra escolar de grande amplitude. As leis escolares preparadas pelo Ministro da Instrução Pública instituíram um ensino primário gratuito, laico e obrigatório para todas as crianças de 6 a 12 anos. O estado investiu fortemente na construção de escolas até nas pequenas aldeias e na formação de professores. O processo de alfabetização na França já estava bastante avançado, mas, doravante, a totalidade das crianças devia passar muitos anos na escola seguindo programas nacionais, que serviram de base para os manuais publicados em dezenas de milhares de exemplares. Esta obra escolar definia um conjunto de saberes que todos os cidadãos deviam atingir e participava de um projeto ideológico: integrar todas as classes sociais da nação." (Fonte: THIESSE, Anne-Marie. Ensinar a nação pela região: o exemplo da Terceira República Francesa. Educação, Santa Maria: UFSM, v. 34, n. 1, p. 13-28, jan./abr. 2009).
Considerando a importância da Revolução Francesa na formação de uma nova ordem social, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) As reflexões sobre igualdade e liberdade elaboradas por Émile Durkheim foram influenciadas diretamente pelo contexto social de reformas decorrentes da Terceira República Francesa.
( ) O período denominado como Terceira República Francesa teve a defesa das liberdades individuais e a criação de um ensino público e facultativo como algumas de suas principais bandeiras.
( ) A obra de Émile Durkheim reflete as mudanças de sua época, apresentando reflexões sobre a relação entre indivíduo e sociedade e as formas de estabelecimento de consenso na vida social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Selecione uma alternativa:
a)
V - V - F.
b)
F - V - F.
c)
V - F - V.
d)
F - F - V.
e)
V - F - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa A----(V-V-F)
Respondido por
49
Resposta:
1c)
V - F - V.
2a)
V - V - F.
3b)
o positivismo no Brasil defendia a implementação de um sistema político republicano e o fim da escravidão, posições progressistas no contexto social da segunda metade do século XIX.
4e)
I - 2 e 4; II - 1 e 3.
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás