História, perguntado por kleinkamilly, 8 meses atrás

a Revolução Farroupilha também chamada de Guerra dos Farrapos ou decênio heróico (1835-1845) eclodiu no Rio Grande do Sul e a configurou o sinal mais longa revolta brasileira durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante Gaúcha formada por fazendeiros de gado que usaram as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta.
*Causas*
o Rio Grande do Sul foi palco das disputas entre Portugueses e Espanhóis desde o século XVII na ideia dos líderes locais o fim dos conflitos deveria inspirar o governo central a incentivar o crescimento econômico do Sul como pagamento as gerações de famílias que se Voltaram para a defesa do país Desde há muito tempo mas não foi isso que ocorreu a partir de 1821 o governo Central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como Shark, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc no início da década de 30 o governo criou a cobrança de uma taxa stor Siva sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do importado do Prata. Ao mesmo tempo Aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para fabricação do produto. Além do mais, se as tropas que lutavam nas guerras eram gaúchas, seus comandantes vinham do centro do país. Tudo isso causou grande revolta na elite Rio Grandense
*A revolta*
em 20 de setembro de 1835,1 Os Rebeldes tomam Porto Alegre, obrigando presidente da província, Fernandes Braga, a fugir para Rio Grande. Bento Gonçalves, que planejou o ataque embolsou no cargo o vice, Marciano Ribeiro. O governo Imperial no meu José de Araújo Ribeiro para alugar de Fernandes Braga, mas este nome não agradou os Farroupilhas ( o principal objetivo da Revolta era a nomeação de um presidente que defendesse os interesses rio-grandenses), e estes decidiram prorrogar o mandato de Marciano Ribeiro até 9 de Dezembro. Araújo Ribeiro, então decidiu partir para Rio Grande e tomou posse no Conselho Municipal da cidade portuária. Bento Manoel, um dos líderes do 20 de setembro decidiu apoiar o erro compeu com os Farroupilhas. Bento Gonçalves então decidiu conciliar. Convidou Araújo Ribeiro a tomar posse em Porto Alegre, mas este recusou ponto com a ajuda de Bento Manuel, Araújo conseguiu a Adesão de outros líderes militares, como Osório. Em 3 de Março de 36 , o governo ordena a transferência das repartições para Rio Grande: é o sinal da ruptura em represália os Farroupilhas prendem em Pelotas o conceituado major Manoel Marques de Souza, levando para Porto Alegre confinando no navio prisão presiganga, ancorado no Guaíba. ponto os imperiais passaram a planejar a retomada de Porto alegre, o que ocorreu em 15 de julho. O tenente Henrique Moussier, preso no oitavo BC, em Porto Alegre subornou aguarda e libertou 30 soldados. Este grupo tomou importantes pontos da cidade e liberta o Marques de Souza e outros oficiais presos no presídio Bangu ponto Marciano Ribeiro foi preso em seu lugar foi posto o Marechal João de Deus Mena Barreto Bento Gonçalves tentou reconquistar a cidade duas semanas depois, mas foi batido. Entre 1836 e 1840 Porto Alegre e sofreu 1283 dias de sítio, mas nunca mais os Farrapos Conseguiram tomar lá em 9 de setembro de 1836 os Farrapos, comandadas pelo General Neto, impulseram uma violenta derrota ao Coronel João da Silva Tavares no Arroio seival próximo a Bagé ponto empolgados pela Grande Vitória, os chefes Farrapos no local decidiram, em virtude do impasse político em que o conflito havia chegado, pela proclamação da república Riograndense. O movimento deixava de ter um caráter corretivo e passava ao nível separatista.

01 - O que causou a Revolução Farroupilha, no sul do Brasil Império?
R:
2 - Quais eram os dois grupos envolvidos no conflito?
R:

Soluções para a tarefa

Respondido por fsilva013
4

Resposta:

01) Essa revolução aconteceu entre 1835 e 1845, e a causa da guerra foi econômica. O Rio Grande do Sul tinha a sua economia baseada na criação de gado e na fabricação de charque. O Império penalizava com altos impostos o charque gaúcho que abastecia o mercado interno do país e ainda facilitava entrada do charque uruguaio e argentino no solo brasileiro a preços menores, tirando o charque gaúcho fora de questão no quesito economia.

02) Os principais grupos envolvidos: liberais, grandes fazendeiros e, por consequência, classes populares dependentes das fazendas.


kleinkamilly: Obrigadaaaaaa
fsilva013: de nada :))
Perguntas interessantes