História, perguntado por ScarlettGhost, 10 meses atrás

A Revolução do Mestre de Avis (1383-1385) possibilitou a ascensão de uma nova dinastia em Portugal, com d. João I, estendendo-se até 1580, quando ocorreu a União Ibérica. A vitória de d. João I, o mestre de Avis:

A)contou com o apoio da França contra a Inglaterra e a Espanha, países rivais de Portugal nas disputas ultramarinas.

B)deu uma nova orientação à política expansionista, voltando-se para o ultramar, sendo a conquista de Ceuta seu marco inicial.

C)implicou uma reorientação da política expansionista portuguesa, ameaçando os interesses espanhóis na região de Flandres.

D)viabilizou a organização da expedição de Vasco da Gama, com o Erário Real destinando somas elevadas para o empreendimento.

E)proporcionou o alargamento territorial com uma política agrária agressiva, visando à obtenção de recursos destinados à colonização ultramarina

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
53

A vitória implicou uma reorientação da política expansionista portuguesa, ameaçando os interesses espanhóis na região de Flandres. Letra C.

Uma das principais consequências da Revolução do Mestre de Avis que ocorreu entre 1383 a 1385 foi permitir a ascensão de uma dinastia nova em Portugal através da pessoa de D. João I.

Tal dinastia perdurou até o ano de 1580 e se findou devido a implantação da União Ibérica. A vitória de D. João I, conhecido como o mestre da Avis, resultou em uma reorientação da política de expansão de Portugal, o que ameaçou os interesses da Espanha em Flandres.

Bons estudos!

Respondido por nataliafransantos
1

Com a Revolução de Avis, a vitória de D. João é realizada através da reorientação da política expansionista de Portugal,  processo que estimulou a conquista dos mares, marcada pela conquista de Ceuta (alternativa B).

Após a Revolução de Avis, Portugal se torna o primeiro estado centralizado europeu, onde os interesses do rei e da burguesia passaram a andar juntos. O rei D. João I, estava comprometido com as atividades comercias do reino.

Desta maneira o novo rei passa a estimular as atividades ultramarinas, pois esta ela poderia trazer muitas riquezas para o reino. Além disto, os reinos no entorno de Portugal eram muito instáveis, o que impossibilitava uma expansão política e comercial por terra.

O marco desta expansão ultramarina foi a conquista da cidade de Ceuta no Norte da África, no ano de 1415, por D. Henrique. Esta cidade era um importante e estratégico entreposto comercial, o que para Portugal significava ter acesso a grandes riquezas. A partir desta conquista, Portugal se tornaria um grande explorador dos mares.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/6467240

Anexos:
Perguntas interessantes