A Revolução de 1930 constituiu um golpe político na História do Brasil. A Revolução foi deflagrada com a deposição do então presidente Washington Luís, no dia 24 de outubro de 1930, e o impedimento da posse do presidente eleito Júlio Prestes. A Revolução de 1930 foi orquestrada pelas lideranças políticas dos estados do Rio Grande do Sul, da Paraíba e de Minas Gerais e colocou fim na República Velha. Com relação à Revolução de 1930, analise as sentenças a seguir:
I- Com o impacto da crise de 1929, o então presidente paulista Washington Luís resolveu apoiar a candidatura do mineiro Júlio Prestes, mantendo o antigo arranjo da política do "Café com Leite”, em que os latifundiários mineiros e paulistas alternaram-se no mandato presidencial.
II- Defendendo uma política conservadora e arcaica, as elites oligárquicas acabaram pagando um alto preço ao refrear a modernização da economia brasileira, pois havia sofrimento entre as camadas populares, e não era dada atenção aos setores sociais emergentes (militares, classe média e operários).
III- Insatisfeitos com a formação da chapa defendida pelo presidente Washington Luís, um grupo de oligarcas dissidentes criou uma chapa eleitoral contra a candidatura de Júlio Prestes. Conhecida como Aliança Liberal, a chapa foi encabeçada pelo fazendeiro gaúcho Getúlio Dorneles Vargas e prometia um conjunto de medidas reformistas.Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: B
Explicação: Aternativa A está errada porque não foi neste ano.
matheusluis84:
OBG!!
Perguntas interessantes
Matemática,
3 meses atrás
História,
3 meses atrás
Inglês,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
História,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás