A revolução de 1924 , movimento tenentista relacionou-se :
a)aos desejos de reformas econômicas e sociais de caráter socialista que acarretam sem a superação da república oligárquica e elitista.
b) a violência praticada pelos governos republicanos controlados pelos oligárquias paulistas e mineiras contra liderança operárias e camponesa.
c) aos anseios por reformas politicas moralizadoras de cunho liberal que não se chocavam com os princípios de ordenação constitucionais da república.
d) ao caráter conservador do governo Epitácio Pessoa, cuja politica repreensiva desencadeou o movimento de intervenção federal nos estados oposicionistas.
e) a luta pela superação de caráter espoliativo e dependente da economia brasileira, visando obter maior prestigio no conserto internacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) aos anseios por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal, que não se chocavam com os princípios de ordenação constitucional da República.
Explicação:
(geekie)
O Tenentismo se constituiu no braço armado da Revolução de 1930, após uma série de levantes militares promovidos sempre com o objetivo de desequilibrar o regime republicano e tomar o poder do Estado para a realização de reformas políticas, sociais e econômicas. De bases conservadoras, os militares recusavam qualquer vínculo com tendências revolucionárias, esquerdistas, embora alguns de seus membros viessem depois a compor quadros de partidos socialistas e comunistas. Ideologicamente, mostravam influências positivistas e salvacionistas na defesa de um vago nacionalismo, ora tendente à esquerda, ora à direita.