A Revolução Cubana tinha desde o início o objetivo de instalar em Cuba o socialismo alinhado com a política soviética? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
Não, a Revolução Cubana tinha o objetivo de derrubar o ditador Fulgencio Batista, que governava a ilha caribenha com o apoio dos Estados Unidos, transformando-a em uma grande colônia de férias norte-americana, enquanto o povo ficava na miséria. Esse era o objetivo principal.
Quando Fidel Castro e companhia conseguiram atingir o objetivo, eles se depararam com um dilema: os Estados Unidos não aceitaram o seu novo governo, e por isso não quiseram ser parceiros econômicos de Cuba. Na época o mundo vivia a Guerra Fria, que era um conflito ideológico entre o capitalismo dos Estados Unidos e o socialismo da União Soviética.
Pois bem, Cuba é uma ilha a mais ou menos 160km da costa americana, nesse contexto de Guerra Fria, quem apareceu para comprar o açúcar cubano e fornecer ajuda financeira? A União Soviética com o seu socialismo.
Por isso, não podemos dizer que desde o inicio a Revolução Cubana tinha o socialismo como objetivo. Os cubanos se alinharam com a política soviética por necessidade.
Bons estudos!