" (...)a revolução copernicana de Kant é a
substituição, en teoria do conhecimento, de
uma hipótese idealista a hipótese realista. O
realismo admite que uma ideia nos é dada [...]
e que o nosso conhecimento deve modelar-se
sobre essa realidade. Conhecer, nessa hipótese,
consiste simplesmente em registrar o real, e o
espirito, nesta operação, é meramente passivo.
O idealismo supõe, ao contrário, que o es-
pirito intervém ativamente na elaboração do
conhecimento e que o real, para nós, é resultado
de uma construção."
PASCAL, Georges. Compreender Kant
Petrópolis: Vozes, 2007 p. 36.
Com base no texto, é correto afirmar que
a) tal como Copérnico, Kant provocou uma
revolução ao mostrar a centralidade dos
objetos na construção do conhecimento,
afastando-se do racionalismo cartesiano.
b) por meio da linha criada pelo empirismo,
Kant determinou a centralidade da expe-
riência -o a posteriori - para a construção de
um projeto de conhecimento que revolucio-
nou a ciência.
c) o idealismo kantiano defende a ideia de que
nosso conhecimento não se acomoda sim-
plesmente aos objetos, pois nossa faculda-
de cognitiva fornece caracteristicas ao que é
percebido
d) o idealismo kantiano define o individuo que
pensa como o sujeito ativo na construção
do conhecimento, questionando, portanto,
o conhecimento empírico, essencialmente
passivo
e) a revolução copernicana de Kant devolveu ao
ser humano o papel de destaque na constru-
ção do conhecimento, restabelecendo a ideia
de que somente o conhecimento a priori pode
ser considerado válido.
Soluções para a tarefa
Sobre o idealismo kantiano:
c) o idealismo kantiano defende a ideia de que nosso conhecimento não se acomoda simplesmente aos objetos, pois nossa faculdade cognitiva fornece características ao que é percebido
Kant pensa a consciência como uma atividade, como uma ação de construir o objeto com o qual ela lida. Portanto, a consciência não é uma folha em branco, meramente passiva, na qual a experiência escreve. O que chamamos realidade é resultado de uma relação entre o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido.
Segunda a tese de Kant, o sujeito cognoscente possui certos elementos que antecedem a experiência e, ao mesmo tempo, organizam e ordenam essa mesma experiência. O termo técnico cunhado por Kant é o de forma pura a priori. Forma, porque o sujeito fornece apenas um modo de organização de uma matéria proveniente de fora do sujeito, do mundo da experiência empírica objetiva. É pura a priori, porque esse modo de organização não tem sua origem no mundo empírico.
Assim sendo, o conhecimento da realidade objetiva é o resultado do encontro entre as formas puras a priori residentes no sujeito e o material fornecido pelo mundo objetivo empírico. Um tal encontro é denominado por Kant de síntese. O conhecimento da realidade, portanto, é uma composição ou uma construção entre as formas puras a priori, que antecedem os objetos empíricos, e o material a posteriori oriundo do mundo dos objetos empíricos.
Bons estudos!