Sociologia, perguntado por CHPS2017, 9 meses atrás

A revolução constitucionalista foi um movimento social, regressista ou progressista?
Explique

Qual foi a importância da revolução constitucionalista?

valendo 25 pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por br3merr
0
foi um movimento social Congressista
Respondido por fatimameucantin
1

Os principais objetivos da Revolução Constitucionalista de 1932 era a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e o retorno à Constituição de 1891.  Os paulistas consideravam que o seu Estado estava sendo tratado pelo Governo Federal, que se dizia um "Governo Provisório", como uma terra conquistada, expressão de autoria de Leven Vanpré, governada por tenentes de outros estados e sentiam, segundo afirmavam, que a Revolução de 1930 fora feita "contra" São Paulo, pois Júlio Prestes havia tido 90% dos votos dos paulistas em 1930.  

Ao ver seu governo em risco, Getúlio Vargas dá início ao processo de reconstitucionalização do país, levando à promulgação em 1934 de uma nova constituição.

A revolução constitucionalista foi um movimento social, regressista ou progressista?  

O progressismo é a doutrina segundo a qual certas medidas econômicas e sociais – impulsionadas, sobretudo pela ciência e tecnologia – são imprescindíveis para a melhoria da condição humana. Também está relacionado à ruptura de padrões sociais tradicionais, que por sua vez promoveriam valores como liberdade e igualdade.

https://www.politize.com.br/progressismo-o-que-e/A  


Perguntas interessantes