História, perguntado por kaianepimentelcarval, 10 meses atrás

a revolução constitucionalista de 1932 mobilizou amplos setores de são Paulo contra o governo federal sobre está revolta é correto afirmar que:​


muriloabreu08p978zx: c) os paulistas pretendiam a imediata instalação de uma assembleia Popular Constituinte, eleita livremente pela população trabalhadora e que defendesse uma solução socialista para os problemas brasileiros.

Soluções para a tarefa

Respondido por muriloabreu08p978zx
21
  • ,,Δ⊅→→≡≥≥∞Resposta:c) os paulistas pretendiam a imediata instalação de uma assembleia Popular Constituinte, eleita livremente pela população trabalhadora e que defendesse uma solução socialista para os problemas brasileiros.

Explicação: chutei e acertei

Respondido por bibicio
28

Resposta:

c) representou uma reação das oligarquias ao regime instalado em 1930, pretendendo restaurar o regime constitucional dominado pela "política dos governadores"

Explicação:

Primeiramente as elites paulistas já se encontravam insatisfeitas por conta de seu candidato Washington Luis ter sido deposto no golpe de 30. No entanto, não havia muito o que ser feito já que as eleições foram fraudadas por ambos os lados.

Ademais, a eleição de Getúlio desagradou muito as oligarquias por conta da imposição de interventores a nível estadual - que nem sempre eram do estado em questão - e também com uma visão mais keynesiana de governo, Vargas acabou por nacionalizar muito da industria de base, o que ia na contramão dos interesses da burguesia liberal.

E ainda por cima Vargas representou o fim da política do café com leite, mais uma vez indo contra os interesses das oligarquias.

Por fim, tudo isso acabou por culminar na Revolução Constitucionalista de 1932.

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes
Matemática, 7 meses atrás