A Revolução Científica que ocorreu no século XVII teve como um dos temas a mudança na forma de conceber o universo. Sobre essa revolução podemos afirmar que:
A) A Revolução Galileana não fez parte dessa nova forma de conhecimento.
B) A gradativa substituição de uma visão de mundo centrada no estudo sistemático da natureza, que tivera origem no Renascimento pela visão de mundo centrada nas doutrinas teológicas e religiosas.
C) A gradativa substituição de uma visão de mundo centrada nas doutrinas teológicas e religiosas pelo estudo sistemático da natureza, que tivera origem no Renascimento, consolidava-se cada vez mais.
D) Nenhuma das respostas anteriores.
Soluções para a tarefa
Resposta: C) A gradativa substituição de uma visão de mundo centrada nas doutrinas teológicas e religiosas pelo estudo sistemático da natureza, que tivera origem no Renascimento, consolidava-se cada vez mais.
Explicação: Galileu sustentava que o modelo copernicano do heliocentrismo era, de fato, uma descrição verdadeira do mundo, e não apenas uma forma mais cômoda de descrever matematicamente as Representação do
universo heliocêntrico de Copérnico observações astronômicas, como, aliás, foi
pensado por alguns sábios da época.
Além disso, Galileu respondeu à principal objeção feita ao modelo
copernicano, que argumentava a favor da impossibilidade do movimento da Terra
, baseando-se na observação de que as nuvens, os pássaros e os corpos que estão acima da superfície da Terra não teriam como acompanhar seu movimento.
A resposta galileana, que rompia por completo com a Física Aristotélica,
explicava que todos os corpos acima da superfície da Terra acompanhavam-na em seu movimento porque tendiam a manter seu estado de movimento.
Acho que é isso!