A Revolta Farroupilha colocou em lados opostos os interesses dos estancieiros gaúchos e o governo regencial. Entre as principais ambições dos revoltosos, podemos destacar:
A o interesse em fortalecer o poder central nas mãos da elite latifundiária, ligadas ao setor exportador, o que impediria a participação política das camadas médias urbanas, sobretudo dos militares.
B o desejo de estabelecer tarifas alfandegárias favoráveis aos interesses dos estanceiros gaúchos e charqueadores, além de maior autonomia aos governos provinciais.
C o desejo de um governo federalista capaz de limitar o anseio e a efetiva participação das classes populares e de ampliar o poder dos grandes proprietários de escravos junto ao governo.
D o anseio autonomista das diversas províncias do país e a eliminação do regime de produção escravista, vigente também no Sul do país, para tentar dinamizar o mercado consumidor nacional.
E o repúdio à política centralizadora do governo imperial, assim como às demais rebeliões populares que assolavam o país, defendendo reformas sociais e a adesão a um regime unitarista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: A Guerra dos Farrapos, também chamada de revolução Farroupilha, foi o mais longo movimento de revolta civil brasileira. Eclodiu na província do Rio Grande do Sul, e durou dez anos, de 1835 a 1845. A Farroupilha foi um movimento de revolta promovida pelos ricos estancieiros gaúchos, denominação dada aos proprietários de grandes fazendas criadoras de gado na região. Os interesses econômicos desta classe dominante estão entre as principais causas do movimento, que teve como principal objetivo separar-se politicamente do Brasil.
fernandesb:
Qual a letra?
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás