História, perguntado por rafaellasilveira0101, 8 meses atrás

A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi um movimento formado por:​


mariaclaramullerm: A Revolta do Forte de Copacabana foi um movimento que pretendia acabar com a República Velha e exigir o fim das oligarquias no poder. Os militares, principalmente os de baixa patente defendiam um sistema político e eleitoral justo para o Brasil. ... Ela pode ser considerada como a primeira revolta do Tenentismo brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieladantasferrei
0

Resposta:

A Revolta do Forte de Copacabana foi um movimento que pretendia acabar com a República Velha e exigir o fim das oligarquias no poder. Os militares, principalmente os de baixa patente defendiam um sistema político e eleitoral justo para o Brasil. A letra a está correta. A revolta teve início no dia 5 de julho de 1922 e teve a duração de 1 dia.

Ela pode ser considerada como a primeira revolta do Tenentismo brasileiro. Seu início começou com o episódio das cartas falsas que foram publicadas em um jornal que era contrario ao Exército e contra Hermes da Fonseca (ex presidente militar brasileiro).

O movimento não teve apoio da alta patente ficando restrito somente aos oficiais de baixa patente. A ideia era tomar os quarteis do Rio de Janeiro para retirar o presidente do poder. Houve repressão do governo e baixíssima adesão ao movimento, onde praticamente todos os revoltosos foram mortos.

Explicação:

Perguntas interessantes