A Revolta de Túpac Amaru
Em fins do século XVIII, as populações indígenas do Vice-Reino do Peru eram lideradas por curacas. Um desses curacas, chamado José Gabriel Condorcanqui, era descendente da nobreza inca e recebeu uma educação esmerada, tendo estudado, inclusive, na Universidade de São Marcos, a mais antiga do Império espanhol e existente até hoje. Ele liderava vários povoados (pueblos) da província de Tinta, no Vice-Reino do Peru. Cada um desses povoados tinha a obrigação de pagar à monarquia espanhola um imposto e de cumprir com a mita, ou seja, a obrigação de enviar um determinado número de indígenas para trabalhar para os espanhóis durante determinado período do ano.
No reinado de Carlos III (1759-1788), a Espanha aumentou os tributos pagos pelos povoados indígenas, o que contrariou profundamente os curacas. Ao perceber que o prestigio da liderança indigena vinha diminuindo e que a opressão sobre os mitayos aumentava, o curaca José Gabriel solicitou às autoridades o fim do cumprimento da mita pelos índios nas perigosas minas de São Luis Potosi.
Ele expôs às autoridades a longa distância que os indígenas tinham de percorrer a pé, as doenças que os acometiam e a ausência prolongada (por meses) desses agricultores nos seus pueblos. As autoridades espanholas, no entanto, negaram todos seus pedidos. O líder, então, optou pela revolta.
José Gabriel mudou seu nome para Túpac Amaru II, em homenagem a seu antepassado Túpac Amaru, último imperador inca e lider da resistência aos espanhóis. A revolta começou em 1780 com a captura e a execução de Antonio Arriaga, maior autoridade da província de Tinta, responsável por abusos cometidos contra índios mitayos.
Curacas: líderes de povoados indígenas, que descendiam de indígenas.
Mitayos: trabalhadores indígenas obrigados ao cumprimento da mita.
São Luís Potosí: povoado localizado em uma região alta e muito fria, na atual Bolívia. Além de prejudicial à saúde, o trabalho nas minas era muito dificil. As escadas que conduziam ao fundo da mina eram feitas de madeira e couro, o que contribuía para as frequentes mortes por soterramento ocorridas no local.
Questões
1) Faça um resumo com as principais ideias do texto?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A seguir, analisaremos um resumo das principais ideias que foram apresentadas no texto do enunciado:
O texto fala sobre a Revolta de Tupac Amaru, que ocorreu no século XVIII, onde os indígenas tentaram resistir aos espanhóis, até que o líder, Tupac Amaru, acabou sendo capturado e executado. A Espanha cobrava altos impostos na época, o que contribuiu com a revolta de Tupac. Além disso, os indígenas corriam sérios riscos de saúde ou referentes à própria vida com as condições que eram impostas a eles.
Um resumo é feito para que haja a síntese de alguma coisa, de modo que haja o fornecimento dos detalhes mais importantes e necessários de um acontecimento.
Veja mais sobre resumo em:
brainly.com.br/tarefa/20234847
Anexos:
Perguntas interessantes