A Revolta de Beckman eclodiu em São Luís (Maranhão) no final do século XVII, diante da atuação da Companhia de Comércio que detinha o monopólio comercial na região. O texto trata sobre a atuação dessa Companhia.
A Companhia de Comércio criada por esse assento tinha que garantir o abastecimento de escravos africanos (há que se lembrar que em 1680 se determinara a liberdade irrestrita dos índios) e prover os produtos do reino “que forem necessários àqueles moradores”. [...] Os abusos dos contratistas e o próprio fracasso em cumprir as metas acordadas, tanto a de escravos africanos como de produtos do reino, foram, pouco a pouco, minando os ânimos dos moradores de São Luís.
CHAMBOULEYRON, Rafael. “Duplicados clamores” Queixas e rebeliões na Amazônia Colonial (Século XVII). Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2020.
Glossário:
assento: termo que compõe uma ação oficial.
contratistas: pessoas ou empresas que contratam com o Estado ou com qualquer pessoa o fornecimento de mercadorias.
Com base no texto, é possível reconhecer que, em decorrência da imposição de um monopólio comercial, o Estado do Maranhão e Grão-Pará
(A)
sofria com a escassez de mão de obra e de produtos do reino.
(B)
aceitava amistosamente as novas medidas impostas pela Coroa portuguesa.
(C)
favorecia os interesses da elite rural, prejudicando apenas os pequenos comerciantes.
(D)
sanou seus problemas de escassez de mão de obra, visto que a Companhia de Comércio cumpriu com todas as metas acordadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
(a)
espero ter ajudado e bons estudos
felipeclashofclans:
mano tudas as perguntas que tu respondeu estavam erradas
Respondido por
6
Resposta:
D) sanou seus problemas de escassez de mão de obra, visto que a Companhia de Comércio cumpriu com todas as metas acordadas.
Explicação:
pelo oque eu li e entendi do texto é a D
Perguntas interessantes