História, perguntado por Juuuh235, 4 meses atrás

A Revolta da Vacina foi um "exemplo quase único na história do país de movimento popular baseado na defesa dos direitos dos cidadãos de não serem arbitrariamente tratados pelo governo". CARVALHO, J. Murilo de, Os bestializados, O Rio de Janeiro e a República que não foi; São Paulo Cia das Letras, 1987. p. 138-139. Sobre esse movimento assinale a alternativa incorreta. * Operários, comerciantes, estudantes, pivetes e as chamadas "classes perigosas" participaram da Revolta, saqueando, incendiando bondes e depredando prédios públicos. O desemprego provocado pela política anti-industrial do governo anterior foi uma das razões que explicavam a Revolta da Vacina, pois aumentava a miséria da população e agravava o clima de tensão social. Outro fator importante para a eclosão do movimento foi a modernização da cidade do Rio de Janeiro, no governo do prefeito Pereira Passos, que provocou a demolição de cortiços, desabrigando milhares de pessoas pobres. A Revolta contra a vacina obrigatória foi um movimento sobretudo dos moradores dos morros do Rio de Janeiro, que desceram a cidade para manifestar contrariedade quanto à maneira truculenta em que a vacinação foi levada à cabo, somando-se a isso outras insatisfações acumuladas. A resistência à obrigatoriedade da vacina contra a varíola foi um pretexto utilizado pelos manifestantes para lutar contra a falta de democracia e a arbitrariedade e violência do governo, além do forte racismo manifestado pela lei da vadiagem. ​


monoriven47: mano sinceramente da pra entender nada...
lopesM4st3r: realmente
monoriven47: mas vou tentar achar algo coerente

Soluções para a tarefa

Respondido por monoriven47
1

Resposta:

A Revolta da Vacina (1904) ocorre no Rio de Janeiro quando vivia uma crise de saneamento básico ineficiente e moradias precárias. Muitas vidas estavam sendo ceifadas por doenças, como: febre amarela, varíola e peste bubônica.

Entenda:

Diante dessa situação, o então presidente da República, Rodrigo Alves e o prefeito da cidade, Pereira Passos, colocam em prática uma reforma urbana e sanitária que incluía abertura de avenidas e criação de praças. Dessa forma, foi necessário exterminar as doenças que assolavam a população e expulsar moradores de baixa renda de suas casas, que acabaram construindo casas em encostas e morros.  

Como ocorreu a revolta da população?

O sanitarista, Oswaldo Cruz, resolveu obrigar as pessoas a tomarem vacina. Os agentes do governo podiam invadir as casas e aplicar as vacinas à força. Diante do autoritarismo do governo a população se revoltou e, por falta de conhecimento, durante seis dias resistiu à vacinação forçada. A vacinação foi suspensa temporariamente e quando a população ficou mais calma, o exército e a marinha foram às ruas e a vacinação continuou sem obrigatoriedade e a epidemia foi erradicada.


monoriven47: V se isso te ajuda ae
Juuuh235: obgd♡
Perguntas interessantes