{A Revolta da Chibata rapidamente chegou às manchetes dos principais jornais e revistas na Europa e nos Estados Unidos. Primeiro, devido à natureza da rebelião. Seria um golpe de Estado, envolvendo personagens influentes na política e nas forças armadas? O governo brasileiro negou essa possibilidade repetidamente, afirmando que a revolta não passava de reivindicações trabalhistas dos alistados na Marinha [...] Tanto o New York Times como o Outlook – um semanário influente que frequentemente contava com Theodore Roosevelt [...], presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909, como colaborador – se referiam à rebelião como como uma “greve trabalhista”. No entanto, o governo brasileiro convenientemente omitiu os castigos corporais da lista de queixas dos marinheiros em declarações à imprensa, tanto em Paris quanto em Londres. }
a) Segundo o texto, qual foi a reação do governo brasileiro às notícias da imprensa internacional sobre a Revolta da Chibata?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolta da Chibata foi um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910. A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
Enquanto o poder executivo do governo brasileiro conspirava para retomar ou afundar os navios de guerra rebeldes, eles foram dificultados pela desconfiança do pessoal e problemas de equipamento; historiadores desde então também lançaram dúvidas sobre suas chances de realizar tais ações com êxito.
Resposta:
Eles ficaram confusos se seria um golpe de Estado, envolvendo personagens influentes na política e nas forças armadas, mas de cara o governo brasileiro negou essa possibilidade, afirmando que a revolta não passava de reivindicações trabalhistas dos alistados na Marinha