A revisão sistemática da literatura (RSA) apresenta prós e contras quando o assunto é produção de conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma visão positiva e uma negativa sobre tal análise de dados na pesquisa científica.
Soluções para a tarefa
Olá!
Você esqueceu das alternativas, mas achei uma questão similar e creio que pode te ajudar.
a) Pró: na RSA, a pesquisa de palavras-chave precisa ser identificável. Contra: aumenta a replicabilidade da revisão.
b) Pró: a RSA ajuda a interdisciplinaridade, uma vez que destaca temas transversais disciplinares. Contra: poderia limitar a criatividade e intuição.
c) Pró: a RSA depende da qualidade do resumo (geralmente limitado a 100 palavras). Contra: auxilia o processo de síntese através do maior escopo possível.
d) Pró: a RSA é restrita à acessibilidade de fontes. Contra: aumenta a transparência da revisão.
e) Pró: a RSA depende de bancos de dados que suportam pesquisa por palavras-chave. Contra: ser “sistemático” oferece um senso de rigor
Uma revisão sistemática da literatura é um tipo de investigação científica que, ao usar determinado banco de dados, reúne todas as informações sobre determinado tema, comparando os resultados.
Uma das vantagens da revisão sistemática da literatura é que esta promove a chamada interdisciplinaridade ao desenvolver temas transversais disciplinares.
Entretanto, um dos maiores pontos negativos da revisão sistemática da literatura deste tipo de produção científica é a limitação da criatividade e intuição do pesquisador, visto que este deve se ater apenas ao material de pesquisa, sem levantar suas próprias ideias sobre o tema.
Alternativa B!