A revelação das chapas de raios X gera uma solução que contém íons prata na forma de Ag(S2O3) 2 3–. Para evitar a descarga desse metal no ambiente, a recuperação de prata metálica pode ser feita tratando eletroquimicamente essa solução com uma espécie adequada. O quadro apre senta semirreações de redução de alguns íons metálicos.
Das espécies apresentadas, a adequada para essa recupe - ração é
a) Cu (s).
b) Pt (s).
c) Al^3+(aq).
d) Sn (s).
e) Zn^2+ (aq).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa d) Sn (s).
Explicação:
Para recuperar o composto, deve-se utilizar uma espécie que tenha menor potencial de redução que a prata, para que esta reduza. Pela tabela, poderiam ser utilizados, alumínio, estanho e zinco. Porém, nas alternativas somente o estanho foi mostrado na forma correta, ou seja, metálica.
A alternativa correta é a letra d) SN (s).
Vamos aos dados/resoluções:
Como o objetivo dessa questão é realizar a redução da prata porque a mesma que dará a cor e a forma à fotografia/placas de raios x. Então iremos reescrever sua semirreação da seguinte forma:
2 [Ag(S2O3)2]3– (aq) + 2 e- → 2 Ag (s) + 4 (S2O3)2– (aq)
Como a tabela mostra que o potencial de redução da semirreção é acima de +0,02v, é importante pensar em uma reação espontânea de óxido-redução, em que a soma dos potenciais de reação é positiva. Então se quisermos a reação de oxidação, teremos que inverter o sentido da reação e trocar o sinal da DDP.
Cu (s) → Cu2+ (aq) + 2 e– -0,34 V
Portanto, essa reação não seria espontânea porque a DDP resultante seria negativa (-0,34 + 0,02 = -0,32 V). Então usaremos uma espécie com menor potencial de redução padrão, no caso, usaremos o estanho:
2 [Ag(S2O3)2]3– (aq) + 2 e- →2 Ag (s) + 4 (S2O3)2– (aq) + 0,02 V
Sn0 (s) → Sn2+ (aq) + 2 e– + 0,14 V.
Finalizando então:
2 [Ag(S2O3)2]3– (aq) + Sn0 (s) → 2 Ag (s) + Sn2+ (aq) + 4 (S2O3)2– (aq) + 0,16 V
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)