a) Reveja as imagens mostradas na Atividade 2. Aponte semelhanças e diferenças entre as práticas usadas no contexto em que as fotografias foram produzidas e as fake news atuais.
b) Atualmente, com os recursos tecnológicos de que dispomos, você acha que as imagens pública das/exibidas pelos meios de comunicação e pelas redes sociais são mais ou menos confiáveis do que as do passado? Justifique
URGENTE!!!!
Soluções para a tarefa
a. A imagem acima apresenta Lênin limpando o "mundo capitalista". Para compreensão desse contexto, é importante recordarmos que Lênin foi revolucionário comunista, que foi chefe de governo da Rússia Soviética de 1917 a 1924 e da União Soviética de 1922 até sua morte. A imagem sensacionalista apresentada tem grande semelhança com as atuais "fake news".
b. Atualmente, diante da grande quantidade de recursos que podem alterar ou forjar diferentes acontecimentos em imagens, certamente estas apresentam menor confiabilidade.
Resposta:
a) Os alunos podem apontar como semelhanças que ambas as imagens sofreram manipulação deliberada a serviço da propaganda do governo russo. Assim como as fake news atuais, o objetivo era espalhar mensagens e notícias que atendiam a determinados interesses, não necessariamente conectadas com a realidade. Como diferenças, eles podem apontar que, atualmente, existem recursos de veiculação de imagens e notícias que não havia à época da Revolução Russa, como a internet e as redes sociais, bem como uma série de aparelhos de mais fácil aquisição, como os celulares, por meio dos quais é possível manipular e difundir imagens e notícias.
b) Espera-se que os alunos identifiquem que as imagens ainda hoje podem ser manipuladas. Os recursos tecnológicos atuais ampliaram essa prática. A finalidade deste item é abordar uma prática cada vez mais corriqueira e sofisticada sobre a manipulação digital das imagens. Os alunos conhecem e utilizam essas ferramentas o tempo todo com suas fotografias. O objetivo da questão é chamar a atenção de que a modificação pode ser usada em imagens de interesse público em que os meios de comunicação podem não mostrar necessariamente uma captura da “realidade”. Espera-se que os alunos comentem que os atuais recursos de computação permitem as mais diversas manipulações de imagem. Da mesma forma que servem para “brincadeiras domésticas”, esses recursos também podem ser usados para manipulações intencionais graves. Neste sentido, as imagens publicadas na imprensa atualmente são menos confiáveis. É preciso que os meios de comunicação assumam o compromisso de não utilizar fotografias modificadas e de não modificá-las. No entanto, vale ressaltar que toda imagem é uma construção discursiva, e mesmo uma imagem sem manipulação alguma pode conter inverdades, dependendo da forma como foi produzida ou do contexto em que foi inserida.