Física, perguntado por Alencar1922, 1 ano atrás

A resultante vetorial de um trabalho sobre um corpo em movimento uniforme; com duas forças, F e -F, na direção do deslocamento; é nula?
Isto é; suponha um corpo com deslocamento horizontal numa velocidade constante, com a força atrito igual a uma força F (que puxa o corpo no sentido do deslocamento), eu sei que olhando as forças separadamente haverá trabalho já que há deslocamento e uma força (T=Fd). Porém não tenho certeza se somar esses trabalhos, o motor e o resistente (do atrito), faz sentido.
Gostaria de fonte; pra quem quiser me ajudar. Desde já obrigado. =)

Soluções para a tarefa

Respondido por Geraldo5
1
Existem dois trabalhos, mas como eles são iguais em módulo e tem sinais oposto, sua soma é negativa. Assim, podemos assumir que o trabalho resultante é zero.
Respondido por Usuário anônimo
2
Se você possui dois tipos de trabalho , uma T e um -T, supondo ambos com mesma direção e com sentidos opostos ao realizar o somatório vetorial das forças do sistema você perceberia que como elas possuem a mesma intensidade em módulo perceberia que a resultante seria nula ( logo concordando com a ideia de MRU que você descreveu ). Se você não possui uma força resultante no sistema atuando de maneira a favorecer ou atrapalhar o sistema analisado logo você também não irá encontrar trabalho resultante do sistema. Contudo, se você analisar cada força separadamente você verá que existe um trabalho para cada qual que se anulará ao considerar todo o sistema.

->Você também pode pensar pelo Teorema da Energia Cinética ( T= ΔEc ),
a variação de energia cinética seria promovida por uma variação de velocidade , mas como o corpo descreve um MRU então temos que a variação de energia cinética seria igual a zero porque não haverá velocidade visto que ela é constante ao longo do movimento. Se não ocorre essa variação então o trabalho (resultante) também analisado pelo sistema seria igual a zero
Perguntas interessantes