A resposta inflamatória ocorre a partir de uma série de modificações que promovem eliminação de patógenos, limitação do dano tecidual e restauração dos tecidos lesados. Tais alterações cursam com modificações na concentração sérica de proteínas, conhecidas como biomarcadores inflamatórios. A avaliação laboratorial dessas proteínas, em associação com os dados clínicos, subsidia a avaliação e o monitoramento da atividade de algumas doenças. Qual é o mediador inflamatório que, por suas características biológicas, possui correlação com aterosclerose e infarto do miocárdio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os níveis elevados da PCR no sangue têm sido encontrados nos tecidos inflamados, nos vasos ateroscleróticos e no miocárdio infartado.
Proteína C Reativa.
Proteína C reativa ultrassensível
Dos biomarcadores inflamatórios, a proteína C reativa (PCR) emergiu como a melhor ferramenta clínica para a detecção de risco cardiovascular – poder preditivo e utilidade clínica.
Níveis de PCR estão associados com aumento no risco de doença arterial periférica, infarto do miocárdio, AVC e morte súbita cardiovascular.
A PCR é uma proteína plasmática sintetizada no fígado que funciona como um marcador sensível e dinâmico de inflamação – por exemplo, na presença de citocinas, como as interleucinas. Sua concentração na circulação pode aumentar até 10 mil vezes durante a resposta aguda do organismo a uma infecção ou trauma tissular maior.
Essa proteína praticamente inexiste na circulação de pessoas saudáveis. Portanto, é um marcador inespecífico de inflamação.
Resposta:
e 1C
Explicação: