A responsabilidade social, nos dias de hoje, já é uma realidade em muitas organizações. Seu conceito passa pela questão de que uma empresa não pode visar apenas ao lucro, mas também causar impactos positivos na sociedade e, ao mesmo tempo, realizar ações que reduzam os impactos negativos. Analise as alternativas a seguir, relacionadas ao conceito de responsabilidade social corporativa, e assinale a correta. A. A pirâmide da responsabilidade social corporativa é formada por quatro dimensões: a econômica, a legal, a ética e a filantrópica. B. Os projetos e as ações de responsabilidade social foram facilmente aceitos e implantados pelas empresas ao serem exigidas mudanças pela sociedade. C. A responsabilidade ética é uma entre as cinco dimensões que compõem a pirâmide da responsabilidade social corporativa. D. A responsabilidade econômica, uma das dimensões da responsabilidade social, é aquela obrigação de se fazer o que é certo e justo, de forma imparcial. E. A responsabilidade social deve ser levada a sério pelas organizações como uma das principais estratégias de marketing a serem trabalhadas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correta é a letra A.
Explicação:
A responsabilidade social deve estar na cultura das organizações e não pode ser vista como uma simples estratégia de marketing. Ela deve ser genuína e todas as ações devem estar voltadas a trazer, realmente, impactos positivos na sociedade.
A pirâmide de responsabilidade social corporativa é formada por quatro dimensões: econômicas, ou seja, ser rentável e a base das outras dimensões; legais, relacionadas ao cumprimento das leis; éticas, voltadas a fazer o que é certo e justo, de forma imparcial; e filantrópicas, objetivam melhorar a qualidade de vida.
No momento que a sociedade passou a exigir das organizações mais do que uma geração de lucro, as ações de responsabilidade social começaram a ser levadas mais a sério. No entanto, não foi um processo tranquilo, gerando muita resistência de alguns empresários que defendiam o lucro imediato e não viam a importância da execução de práticas socialmente responsáveis.